sexta-feira, 29 de abril de 2011

A criação geme em dores de parto


Foi essa frase que nomeia a crônica que deu titulo também a Campanha da Fraternidade 2011, engraçado que no dia 8 de março - quarta-feira de cinzas quando a mesma foi lançada, alguns fiéis católicos questionaram o por que deste tema, pois bem, dois dias depois um forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão, fazendo com que muitas vidas, sendo elas humanas ou não, acabassem tragicamente. Coincidência ou não, era 11 de março, a mesma numerologia que marcava a tragédia das Torres Gêmeas nos USA. 
Esse dia abalou os fiéis da igreja católica, que de um jeito muito triste entenderam o tema da CF, mas não somente estes se abalaram, em segundos o mundo todo ficou sabendo do acontecido, chocando – se e até alguns blasfemando contra Deus, mas aí eu pergunto, realmente foi culpa de Deus? Não! Apesar de ter sido trágico, o ser humano está colhendo o que plantou e continua plantando. Achamos uma bobagem quando alguém fala: “Não joga lixo no chão”, mas infelizmente é assim que começa o inferno ambiental. 
Os hipócritas pregam a paz e o amor, mas não amam a natureza e nem tampouco seus semelhantes que morrem de fome.
Enquanto o mundo gira e treme e as placas tectônicas se encontram fazendo muitas vitimas, os homens faziam festa, de pós carnaval, no Brasil, e falando em Brasil eu insisto em dizer, o governo investe milhões no carnaval do Rio de Janeiro e não investe no saneamento básico, que se tivesse um bom investimento nenhuma das cômicas enchentes brasileiras teriam acontecido... Mas o povo é tão ignorante, que aplaude de pé as hipocrisias do governo não sabendo que são eles mesmo que estão sendo enganados, sendo jogados indiretamente a beira da morte. Claro que esse não foi o caso do Japão, e também não cabe a nenhum ser humano julga – los, mas cabe a nós – que somos jovens, tentar mudar esse infame jeito de viver, mudando em si suas atitudes, e amando o meio onde vive afinal quem não gosta de estar bem em casa? Todos! Pois bem, a terra é a nossa casa!

Aluna: Gabriela Guido Carvalho

3 comentários:

  1. Muito bom o texto... Argumentos fortíssimos... Com certeza, tudo que precisamos para mudar nossa realidade deve partir única e exclusivamente de nós mesmos... Ficar esperando que alguém fale ou faça por nós não leva a nada... Jogar a culpa nos outros também só leva ao comodismo... Temos que arregaçar as mangas e correr atrás das mudanças que queremos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, sem dúvidas que os argumentos e a forma como vc os colocou foi fundamental para a nossa reflexão dos acontecimentos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Macedo02/06/2011, 13:22

    Muito bom Gabriela, concordo com tudo, acho que quem cria essas situações somos nós mesmos, que não temos respeito a natureza, e jogamos lixo na natureza, chega um momento em que uma coisa dessas acontece..
    É a mesma coisa que ficar enchendo alguem, a pessoa vai tolerando, tolerando e tem uma hora que ela se revolta..
    CUIDEM DA NATUREZA !

    ResponderExcluir