sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vídeo do trabalho: A AIDS na minha vida - Depoimentos

Olá Alunos,
Este vídeo faz parte do trabalho sobre vírus da aluna Abigail Fonseca e como faz relação com o tema da semana resolvi postar ele no nosso Blog:


Existe vida após a AIDS, mas a prevenção é a melhor forma de se viver!!!


Prof. Rodrigo Castro
Vídeo: Abigail Fonseca

Camisinha Sim ou não?

Sim, a camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais, pois é o meio mais seguro para evitar as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indeseja, exceto quando se quer engravidar. Nessa situação, são necessários exames pré-concepcionais para afastar risco de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e o HPV.
A gravidez indeseja muda a vida totalmente da pessoa, pois ser mãe significa deixar a infância para trás e assumir as suas responsabilidades de adulto. A gravidez precoce na adolescência pode trazer sérios problemas para as meninas. Ter um filho não é igual cuidar de uma boneca, tem que trocar fralda, levar ao pediatra, é ter responsabilidade!
É deixar das festas, das viagens, enfim, é acabar prematuramente com os planos para o futuro e com a melhor fase da vida, uma fase sem preocupações, e de muitas alegrias!
E imagina se você pega uma DST, muitas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas a AIDS ainda não tem cura, mais muitas pessoas já são portadora desta doença.
Muitos
  jovens falam que sexo sem camisinha é melhor, então deixam de usá-la, mais hoje em dia, tem tantos tipos diferenciado de camisinha que proporcionam mais prazer à dois na relação.
Então nunca se esqueça de usar a camisinha durante a relação sexual, sexo só com camisinha.

Aluna: Abigail Fonseca

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Camisinha uma proteção?

Sim, podemos dizer, ou melhor, afirmar que a camisinha protege de muitas doenças, geralmente evita a gravidez indesejada, é sim importante para o ser humano, mas não sei qual seria minha posição correta quanto a este assunto polemico. 
Vou deixar o meu lado católico - romano falar.
Quando o Papa Bento XVI contestou o uso da camisinha não foi para deixar os seres humanos sem proteção, muito pelo contrário, a intenção era de prevenir as pessoas do sexo, por que hoje em dia o sexo não é mais sinal de amor, do contrário, está sendo banalizado por todos, principalmente os jovens, não generalizando. O sexo não tem que ser obrigatoriamente feito após selar matrimônio, o sexo tem que ser feito onde existe amor, onde um queira ser do outro e não simplesmente ter um momento de orgasmo total para alcançar o prazer. O prazer não traz amor, muito difícil, mas o amor, este sim traz prazer, e não apenas carnal, mas traz o alivio para a alma que quando se apaixona enlouquece.

Sou a favor da camisinha, por que não sou ignorante e reconheço que precisamos nos prevenir, e já que o sexo está banalizado mundialmente a ser um alvo de prazer aos homens, que usem camisinha e previnam – se das doenças e principalmente de uma gravidez indesejada, para não ocorrer abortos ou crianças com traumas psicológicos por não terem sido quistas.
Quero deixar claro que Deus não é contra o uso da camisinha, do contrário, acredito que a vontade de Deus seja prevenir as doenças que o próprio homem traz para dentro de si, o que Deus não quer é que o homem faça sexo como se faz digestão, que os homens vejam as mulheres como objetos de prazer e vice – versa, Deus quer o amor entre os seus, afinal, ele ama o seu povo e quer que o mesmo também tenha amor.
Que possamos somar as nossas vozes então na busca de um mundo mais humano, onde extermine – se todo o tipo de doença e também extermine essa visão do “homem – sexo/sexo – homem”.
As pessoas são influenciadas ao sexo pela mídia, “se você vai a tal lugar, use camisinha...” e então eu pergunto, onde estão os valores das pessoas? E os sentimentos?

Aluna: Gabriela Guido Carvalho

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aula prática 03/Maio










Como foi a prática pessoal?
Relatório para dia 17/Maio em!!! :)
Abração,
Prof. Rodrigo Castro

E a camisinha? É conservadorismo da Igreja?

Não. A Igreja também é a favor do Amor. O amor não incita o sexo. Mas o sexo incita o amor. Será que o sexo desenfreado irá gerar o respeito pelo próximo? Pelo corpo de uma mulher?
Hoje se tem uma visão de "mulher objeto", ou "mulher descartável". Usa e depois bota fora. É a moda. Caminho para a felicidade? Não vou responder. Pense você.
"Faça sexo: use camisinha". Será que isso vai acabar com a AIDS? As estatísticas não mostram uma queda gigante. Tal propaganda carnavalesca só incentiva o sexo. No meio de uma baderna, o cara embriagado, a menina embriagada, vão pensar em camisinha? Será que isso é amor? Ou agora o homem é escravo do prazer? Sua consciência não tem mais vez. Sua dignidade se limitou ao prazer!
Por que tantos casamentos não dão certo? Porque não há amor. E o que é amor, se não se dar ao outro? Um casamento feliz é atingido quando há o desejo de fazer o outro feliz, e não esperar que o outro te faça feliz, sob quaisquer circunstâncias! O sexo desenfreado só fere o amor. Acaba destruindo e enfraquecendo o dom de Deus em nossas vidas.
A camisinha é o meio mais seguro para evitar as duas preocupações: gravidez e DST!
Você sabia que uma gravidez indesejada pode mudar a sua vida por completo?
Ser mãe significa deixar a infância para trás e assumir responsabilidades de adulto.
A gravidez na adolescência pode trazer conseqüências muito ruins!
Ter um filho não é brincar de boneca, é ter um bebê de verdade, cuidar de fraldas, ter responsabilidades! É deixar de passear, de viajar, de curtir festas, enfim, é acabar prematuramente com os planos para o futuro e com a melhor fase da vida, uma fase sem preocupações, mas de muitas alegrias!!!
Esqueça essa história de que "comigo isso não acontece" ! Claro que pode acontecer!
E é assim, de repente, na hora do fogo da paixão, que pode acontecer a maior reviravolta de sua vida e para sempre!
Uma gravidez pode mudar a sua vida totalmente! e não tem como voltar para o passado!
E se você se contaminar com uma DST?
Muitas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas a AIDS não tem cura!!
Então, que tal você parar para pensar e concluir que sua vida é a coisa mais importante do mundo?
Você está começando a conhecer o mundo, há muito o que experimentar, viver, sonhar e curtir nesta fase da vida!
Pense em tudo isso na próxima vez em que você for se encontrar com um menino...não se deixe levar pelo papo dele!
Cuide de você!
E não se esqueça: Camisinha sim, e DST não!!!!                             
 Tauane Caetano da Silva

Tema da Semana

Olá alunos,
O tema dessa semana é: Camisinha: Sim ou não? Espero a participação de todos!!!
Abaixo um vídeo sobre o tema. Lembrando que pode ser enviado imagens, gifs, vídeos entre outros... Criatividade em! :)


Prof. Rodrigo Castro
www.twitter.com/Ro_castro

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Acompanhamos estarrecidos os acontecimentos no Japão


Acompanhamos estarrecidos os acontecimentos no Japão. Que nos sensibiliza de uma forma um pouco diferente.
Porém mais do que isso precisamos estar atentos aos sinais enviados pelo planeta Terra. Porque o terremoto e tsunami no Japão é mais um evento:  outros terremotos aconteceram, vulcões entrando em atividade, secas alarmantes, enchentes arrasadoras. É um grito da mãe Terra.

O homem em seu afã de crescer e multiplicar ultrapassou os limites do respeito e bom senso. A vontade de enriquecer, o incentivo ao consumismo esgotou a capacidade do planeta de se renovar. Não é difícil comparar o ser humano a uma praga que vem devorando uma plantação ou a um câncer que se multiplica destruindo o próprio corpo que habita.

Pode não ser elegante essa comparação, mas é uma realidade para a qual devemos olhar e tomar uma decisão: continuamos nesse ritmo e destruímos nossa casa ou repensamos nossas atitudes e mudamos o mundo que herdarão nossos filhos.

Na saúde ecológica sugerimos pequenas atitudes que fazem diferença: fechar a torneira no banheiro, reduzir o tempo de banho, não lavar carro ou calçada com mangueira, coleta seletiva de lixo, não jogar lixo nas ruas. É fácil ver o rastro do homem: basta acompanhar a destruição e sujeira. Vamos educar nossos filhos com nossas atitudes.

E quando digo que o planeta pede socorro, não é apenas os rios ou matas. O próprio homem que faz parte da Terra. Quantas pessoas no Japão precisam da solidariedade? E as pessoas famintas na rua perto de sua casa, num estado de seu país? Na saúde social incentivamos a cada um  iniciar um trabalho de assistência. Estender a mão, dar carinho e reconhecimento. As pessoas estão carentes de amor, como a Terra.

Que o amor pode mudar nossa visão do outro, a visão que as pessoas tem da vida. Trazer de volta um sorriso, um acolhimento a si mesmo e aos outros.

Vamos criar um mundo melhor, um mundo onde as pessoas queiram viver e escolham viver com mais alegria e amor.




Aluna:Tauane Caetano da Silva

A terra está sofrendo.


O tema da Campanha da Fraternidade este ano nos alerta para a preocupação com o nosso planeta.

Eu pergunto: qual a nossa contribuição para um mundo melhor? 
Será que estamos conscientes da gravidade deste tema?
Ou será necessário sermos vitimados por uma nova catástrofe para entendermos a importância do desenvolvimento sustentável?
Em dezembro de 2004 ocorreu o Tsunami na Indonésia. Em agosto de 2005 assistimos a passagem do Furacão Catrina destruindo parte dos Estados Unidos. Em maio de 2008 a China vivenciou um grande terremoto. Em novembro de 2008 sofremos com a enchente de Santa Catarina. Em janeiro de 2010 o Haiti também enfrentou terremotos. Em janeiro de 2011 o Rio de janeiro e a cidade de São Paulo sofreram com os efeitos da chuva. E por fim em março de 2011, o Japão, tido como uma das maiores potências mundiais, apesar de todos os seus recursos, até hoje não sabe calcular ao certo o número de mortos após a passagem do tsunami seguido de terremoto.
É triste constatarmos que muitos de nós agimos de forma individualista. Sentimos muito ao vermos o sofrimento alheio, porém, nada fazermos até sermos nós os sofredores. 
Precisamos entender é que embora façamos parte de um pequeno território, somos responsáveis pela saúde de todo o planeta.
“A terra não foi criada para o homem. O homem foi criado para a terra.” Deus nos confiou a missão de cuidarmos da: água, do ar, da terra, dos animais, do verde… e apesar de sermos titulados como os únicos animais racionais, somos também, os únicos animais destruidores do seu próprio habitat.
A terra está sofrendo. Suas lágrimas provocam enchentes e seus gritos geram terremotos. 
Somente a fraternidade entre os povos será capaz de acalentá-la.

                                                                                   Aluno: Emerson F. Larréh.

domingo, 1 de maio de 2011

Natureza em fúria - 怒りの自然

O Japão foi atingindo por um terremoto no dia 11.03.2011, com magnitude de 9.0 na escala richt, seguido por tsunami.

 O terremoto teve consequências gravíssimas, o mais preocupante foi os problemas nas usinas nucleares onde houve com o resfriamento dos geradores e causando um vazamento de radiação nuclear, um grande impacto ambiental foi causado, contaminando as áreas atingidas.
Há quem diga que foi pela ação humana  , mas nesse caso não foi. O Japão é localizado no circulo do fogo do pacifico, onde é associado com uma grande serie de terremotos.
As cenas passadas pela televisão foram assustadoras, abalou o mundo todo, o numero de mortos chegou aproximadamente há 20 mil.
A população japonesa são bem preparadas para esse tipo de imprevisto. Desde pequenos são preparados com simulações de terremotos, recebendo kits de sobrevivências e como devem agir nesses casos, mas por mais que eles se preparem e se previnam, ninguém é capaz de evitar os ajustes da Terra.

Aluna: Andressa W. Fiss