segunda-feira, 2 de maio de 2011

A terra está sofrendo.


O tema da Campanha da Fraternidade este ano nos alerta para a preocupação com o nosso planeta.

Eu pergunto: qual a nossa contribuição para um mundo melhor? 
Será que estamos conscientes da gravidade deste tema?
Ou será necessário sermos vitimados por uma nova catástrofe para entendermos a importância do desenvolvimento sustentável?
Em dezembro de 2004 ocorreu o Tsunami na Indonésia. Em agosto de 2005 assistimos a passagem do Furacão Catrina destruindo parte dos Estados Unidos. Em maio de 2008 a China vivenciou um grande terremoto. Em novembro de 2008 sofremos com a enchente de Santa Catarina. Em janeiro de 2010 o Haiti também enfrentou terremotos. Em janeiro de 2011 o Rio de janeiro e a cidade de São Paulo sofreram com os efeitos da chuva. E por fim em março de 2011, o Japão, tido como uma das maiores potências mundiais, apesar de todos os seus recursos, até hoje não sabe calcular ao certo o número de mortos após a passagem do tsunami seguido de terremoto.
É triste constatarmos que muitos de nós agimos de forma individualista. Sentimos muito ao vermos o sofrimento alheio, porém, nada fazermos até sermos nós os sofredores. 
Precisamos entender é que embora façamos parte de um pequeno território, somos responsáveis pela saúde de todo o planeta.
“A terra não foi criada para o homem. O homem foi criado para a terra.” Deus nos confiou a missão de cuidarmos da: água, do ar, da terra, dos animais, do verde… e apesar de sermos titulados como os únicos animais racionais, somos também, os únicos animais destruidores do seu próprio habitat.
A terra está sofrendo. Suas lágrimas provocam enchentes e seus gritos geram terremotos. 
Somente a fraternidade entre os povos será capaz de acalentá-la.

                                                                                   Aluno: Emerson F. Larréh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário