domingo, 22 de maio de 2011

A violência e o extermínio de jovens


Em toda a história do mundo falar dos jovens sempre foi uma polemica, mas os jovens de hoje em dia, no geral, causam muito mais polemica do que os revolucionários da ditadura.
Alguns, vão a uma festa e ficam, ou melhor, “pegam” de 10 pra cima, bebem até ficarem inconscientes, usam drogas licitas e ilícitas, mas o pior disso tudo é que eles acham bonito!
No outro dia chegam para alguém: “Bá fulano, peguei só sete ontem, tava fraquinha a noite!” fraquinha? Sim, realmente... Hoje em dia os valores estão invertidos, o menino vai a um lugar, não necessariamente uma festa, “pega” todas e é considerado o garanhão, mundo machista! A menina se fica com mais de um é considerada uma vagabunda!

O Jovem está sendo exterminado por suas próprias ações, mas também, não somente por elas.
Há relatos de pessoas que oferecem a droga, vicia o jovem e o coloca em um beco que muitas vezes, digo, na maioria das vezes, não tem saída. Sem contar as tantas mortes de jovens que acontecem, os estupros, as torturas (sejam elas físicas ou psicológicas).

O que também esta exterminando com o jovem é o “poder”, que não da atenção as idéias dos mesmos, o oprime muitas vezes e sai sempre impune. No Brasil dizem que a maioria dos crimes é cometido pelos jovens, pois bem, apenas 10% dos crimes cometidos no país é de responsabilidade de tais.
Tudo bem que os jovens (não generalizando) usam drogas, fazem coisas erradas, e muito erradas, mas a culpa NÃO é somente dos jovens, e sim de todos que o rodeiam, talvez por terem sofrido na infância ou por estarem sofrendo agora... O uso de droga é SEMPRE relacionado a problemas quando o viciado começa a usar...
Não basta apenas olhar tais situações e não fazer nada, claro, quanto aqueles que “pegam todo mundo” basicamente não tem o que fazer, mas há sim como mudar esse extermínio que esta se passando, em 2011 quantos jovens já morreram no Brasil? E você? Se quer rezou pelos dependentes químicos?
Tem uma música da Elis Regina que retrata bem a situação dos jovens: “[...] por isso cuidado meu bem há perigo na esquina, eles venceram, e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens...”
Em 2009 o grupo de jovens do qual participo encenou a peça de teatro “A voz que não calou” no festival da juventude da PJ (Pastoral da Juventude), que fala da violência e o extermínio dos jovens, que foi o tema do festival, a maioria das pessoas que assistiram, se não todos, choraram ao assistir a peça, não é preciso falar mais nada!


Se não é muito, gostaria de pedir aos jovens, assim como eu, para darem valor a si mesmo, para não se deixarem levar pela voz dos “grandes” e se oprimirem, pois a opressão causa a dor e faz com que caiam em dependências químicas e levem uma vida distante de Deus. 
Jovem, acredite em você, nessa força que tem ai dentro do seu coração, saiba que essa força se chama Deus, e com ele você cresce sem limites! E por fim...
Acreditem na força da união, na força da justiça, e sim... Desconfiem da força do Poder! Que também mata, destrói e sai impune. Que possamos somar as nossas vozes, na defesa da vida, contra o extermínio, pela consolidação de outro mundo possível!”

Aluna: Gabriela Guido

Um comentário:

  1. Concordo. E não se esqueçam q se a geração passada tornou jovens assim...pense no q será a próxima geração...a geração q nós iremos criar...

    ResponderExcluir